Você sabia? A terceira pálpebra felina

Olá, pet-lovers!

Hoje apresento a vocês mais uma curiosidade sobre nossos amados gatinhos. Vocês sabiam que os felinos não tem apenas duas, mas sim três pálpebras? Pois é isso mesmo, tanto os gatos domésticos quanto os grandes felinos tem uma pálpebra “extra”!

A terceira pálpebra é interna e se chama membrana nictitante. Ela tem a aparência leitosa e se posiciona na horizontal, ao contrário das duas pálpebras externas, que são verticais. Essa membrana fica no canto interno dos olhos dos gatos e os cobrem quando os bichanos estão dormindo. A função da terceira pálpebra é proteger os olhos da secura extrema e de eventuais danos às córneas.

A princípio, a terceira pálpebra não é visível quando os gatos estão acordados e com os olhos totalmente abertos. Entretanto, é possível ver a membrana se retraindo assim que os felinos abrem os olhos, especialmente se forem acordados de surpresa.

Vejam como é:

Acorda, gatinho!

Atenção, papais e mamães de gatinhos!

Em condições normais a terceira pálpebra não deve ficar exposta quando o gatinho está com os olhos abertos. Se o seu gatinho está com a membrana aparente, mesmo que seja parcialmente, é imprescindível levá-lo ao veterinário, ok?  Isso não é bom sinal!

Gatinho com a terceira pálpebra parcialmente exposta

Cuidem bem dos olhinhos dos miaus de vocês!

Beijos,

Carol

18 comments

  1. O meu esta e levei no veterinário e ele disse que deve ser uma irritação. Estou muito preocupada. O que pode ser?

    1. minha veterinária falou a mesma coisa e me receitou uma pomadinha. Ela nem sequer citou que seria terceira pálpebra. O seu resolveu? O que você fez?

      1. Olá, seu gatinho melhorou? O.meu está assim também. Levei ao veterinário e disse que aparentemente ele está bem.

    1. Olá, seu gatinha melhorou? O meu está assim. Levei ao veterinário, disse que aparentemente ele está bem. Não sei o que fazer.

  2. O meu tá assim e com diarréia. Acabou o tratamento com antibiótico e não mudou nada. Agora vamos trocar a alimentação. Mas tá difícil. Tô ficando sem chão. Em pânico.

      1. O meu ainda está, mesmo aplicando a medicação. O seu melhorou? Conseguiu descobrir a causa disso?

    1. O meu tambem esta assim com diarreia e essa terceira pálpebra ,comprei uma pomada tomara que faça efeito, não sei como parar a diarreia dela

    2. O seu gatinho melhorou? O q vc fez?
      O meu já tomou antibiótico e nada, continua com diarréia e o olho estranho .

  3. Olá, queria saber se o gatinho de vcs melhoraram? O meu está assim,.levei ao veterinário e disse que aparentemente ele está bem.

  4. o meu tbm está assim já faz 2 dias. porém ele está comendo e bebendo água normal, n sei o q pode ser

  5. Pessoal meu gato sarou completamente e vou explicar como:

    Eu levei a uma segunda veterinária, já sabendo que era este problema da terceira pálpebra felina e ela disse que isso é causado quando o animal está com muitas vermes (parasitas) no corpo. Como já tinha feito os 06 meses que ele tinha tomado o vermífugo, estava na hora de dar de novo. Ela me receitou o vermífugo Drontal, a pomada Keravit que eu já tinha (e era mais pela irritação do olho), me mandou dar duas doses de intervalo de 1 semana de uma e outra do suplemento vitamínico Nuxcell Plus, mas o que realmente sarou o olho do meu gato foi o antimicrobiano Baytril Flavour. Foi de 50mg devido ao peso do meu gato que tem 3,0 kg e pouquinho. Ele tomou por 1/2 compr. 1 vez do dia por 7 dias. A pomada ajudou só na vermelhidão, o vermífugo foi bom para as vermes e o suplemento deixou ele mais fortinho, mas o que realmente tratou completamente o problema dessa pálpebra que estava tomando quase todo espaço do olho dele foi o Baytril. Se vocês forem dar, dê o suplemento antes para não perder o efeito do remédio.

    OBS: Pessoal não estou dizendo para vocês automedicarem seus gatos, por favor. Eu mesma levei em duas veterinárias. Uma não sabia me responder o que era, me mandou só passar a pomada por alguns dias e nada de resolver. E eu fiz exame de sangue nele e realmente deu vermes. A outra sim, que me receitou esses medicamentos , onde o antimicrobiano sarou meu gato. Levem se possível ao veterinário. Tanto que a veterinária que não sabia me responder foi no particular mas a que resolveu o problema dele foi uma do próprio centro de Zoonoses gratuitamente. Só estou dizendo o relato do que meu gato tomou que realmente o melhorou.

    Espero de verdade que seus gatinhos melhorem. É muito triste e desesperadora esta enfermidade. Eu já estava muito angustiada de vê-lo assim, também não fazia ideia de como resolver este problema. Foi graças a este blog que descobrir o que era. E ai procurei outra veterinária. Não desistam de curar seus gatinhos. Pesquisei também e vi que a pálpebra assim pode ser outras enfermidades também. A do caso do meu gato era parasitas internos.

    É isso, eu espero que meu comentário ajude alguém. Levem ao veterinário, mesmo que seja o do Zoonoses pois como eu disse, foi lá que souberam me passar os medicamentos certos e hoje o meu nenem está bem, com os olhos normais, aprontando muito e principalmente, saudável. =)

  6. Meu gato ficou assim após uma cirurgia na qual precisou de uma anestesia muito forte, o vet falou que e normal, e ele anda dormindo de olho aberto, toda hora tomo um susto pq penso que ele ta morto 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0