Receba nossas novidades

* indicates required

From the blog

Conhecendo: Alexandre Rossi

Alexandre Rossi, também conhecido como Dr. Pet, é um especialista em comportamento animal e adestrador muito famoso. Ele é fundador da Cão Cidadão, uma empresa especializada em adestramento de cães em domicílio e em consultas comportamentais. Além disso, ele é papai da Estopinha e do Bartô, figuras super conhecidas na internet!

Alexandre Rossi e Estopinha

Alexandre é formado em Zootecnia, tem especialização em Comportamento Animal, mestrado em Psicologia e atualmente estuda Medicina Veterinária. Hoje ele tem um quadro no programa da Eliana, no SBT, chamado Desafio Pet, no qual ele é chamado para ajudar a solucionar problemas de comportamento de diversos animais.

Muito se engana quem pensa que ele só adestra cachorro: Alexandre já treinou – e ainda treina – diversos animais além dos cachorros, como gatos, peixes, girafa, hipopótamo e até abelhas! Vejam que bacana esses vídeos dele treinando um hipopótamo e alguns leões em um zoológico:

O método de adestramento utilizado e defendido pelo Alexandre é o adestramento inteligente, que é baseado em recompensas e reforços positivos, e nunca em punição. A técnica utilizada pelo Dr. Pet valoriza as atitudes corretas e permite que cães e outros animais aprendam por estímulos e recompensas. Ou seja, o adestramento inteligente foca nos acertos do animal. Alexandre afirma que é muito mais efetivo e prazeroso ensinar um animal utilizando ferramentas que ele goste (como petiscos, brinquedos e afagos) do que punição, uma vez que a punição gera medo no animal, e ele passa a fazer os comportamentos desejados pelo tutor por temer a punição, e não por ter aprendido a se comportar melhor e por gostar de receber as recompensas do tutor.

Para Alexandre, qualquer tutor pode – e deve – adestrar seu bichinho. Assim o pet poderá aprender a conviver cada vez melhor com a família e com a sociedade, desfrutando dos momentos em companhia do tutor. Além de paciência e carinho, é necessário entender a forma de pensar e as emoções do pet, e então condicioná-lo para que o treinamento seja eficiente e, acima de tudo, agradável.

Para saber mais sobre o trabalho do Alexandre Rossi, visite o site da Cão Cidadão e a fanpage do Alexandre no Facebook!

Beijos,

Carol

Compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

1 comment

  1. Sou cliente da Carol e tenho uma adestradora da Cão Cidadão. Não poderia haver sintonia melhor. As minhas cachorrinhas adoram as duas. Uma professora para educar, uma petsitter para cuidar e manter os ensinamentos da professora! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *