Receba nossas novidades

* indicates required

From the blog

O que é catnip?

A catnip, também conhecida como a erva do gato (o nome oficial é Nepeta cataria) é uma planta herbácea aromática conhecida por seu efeito ~mágico~ nos gatos!

Ela é da mesma família da hortelã, não causa nenhum efeito nocivo nos gatos (ou em outros animais) e nem nos humanos, não causa dependência, mas tem um cheiro é irresistível para os gatinhos! Seu uso é totalmente legalizado e muito indicado por boa parte dos veterinários. Geralmente a erva é colhida e seca, depois é triturada e usada para rechear brinquedos e arranhadores para gatos, além de ser vendida em saquinhos nos pet shops. Também é possível encontrar versões em spray e potinhos da erva plantada, para você cultivar em casa.

A catnip desidratada, a maneira mais comum de comprar em pet shops

Os gatos podem rolar em cima da catnip, esfregar o rosto, lamber e até comer a erva, tudo isso para conseguir a maior quantidade de cheiro que puderem, isso porque a catnip tem um ingrediente ativo chamado Neptalactone (ou nepetalactona) que atua no sistema nervoso central, ativando o bulbo olfatório dos bichanos e agitando diversas áreas do cérebro responsáveis pela sensação de alegria. A erva deixa os gatinhos mais relaxados, alegres e confortáveis. Pode ser usada no tratamento de diversos problemas comportamentais dos gatos: quando eles apresentam muita agressividade ou muita insegurança, ou também para “ativar” gatos mais apáticos e acomodados.

Também usa-se a catnip para atrair os gatinhos para o arranhador e para seus brinquedos – muito útil para tentar preservar seu sofá, por exemplo! Alguns pesquisadores dizem também que a catnip desperta o instinto predatório dos gatos, pois aviva na memória genética dos gatos domésticos os velhos tempos de caça e floresta, deixando-os mais ativos e alertas.

O efeito da erva é curto e não acumulativo: dura cerca de 15 minutos no organismo dos bichinhos e não adianta dar mais catnip para o gatinho depois disso, é como se o corpo deles se acostumasse com o efeito. Por causa disso indica-se usar a catnip esporadicamente com os gatos, cerca de uma ou duas vezes por semana, por que se o uso for diário acaba enfraquecendo o efeito da erva no organismo deles. É melhor que seja usada em ocasiões especiais, principalmente em dias que os gatinhos podem se estressar: quando tem visita em casa, no dia de ir ao veterinário, dia de tomar banho, quando tem fogos de artifício ou barulhos altos…

Hummm que catnip gostosa….

 

Algumas curiosidades:

  • Não são só os gatos domésticos que se interessam por catnip: os grandes felinos (tigres, linces, leopardos, panteras e leões) também sentem o efeito da erva!
  • Cerca de 75% dos gatinhos reagem à catnip, e os outros 25% são imunes à erva. Isso é hereditário!
  • A maneira que a catnip vai afetar o gatinho – causando euforia ou relaxamento – também é hereditária.
  • Somente gatinhos a partir dos seis meses de idade são atraídos pela catnip: gatinhos mais novos são imunes aos efeitos.
  • Da mesma forma, gatos idosos param de dar muita atenção à catnip a partir de certa idade.

 

BÔNUS!

Gravei esse vídeo do meu gatinho se esbaldando na catnip! Vejam que bacana que é o efeito:

https://www.instagram.com/p/BIBFgAFjnhp/?taken-by=thepetladybh

Beijos,

Carol

Compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *