Receba nossas novidades

* indicates required

From the blog

Você sabia? A terceira pálpebra felina

Olá, pet-lovers!

Hoje apresento a vocês mais uma curiosidade sobre nossos amados gatinhos. Vocês sabiam que os felinos não tem apenas duas, mas sim três pálpebras? Pois é isso mesmo, tanto os gatos domésticos quanto os grandes felinos tem uma pálpebra “extra”!

A terceira pálpebra é interna e se chama membrana nictitante. Ela tem a aparência leitosa e se posiciona na horizontal, ao contrário das duas pálpebras externas, que são verticais. Essa membrana fica no canto interno dos olhos dos gatos e os cobrem quando os bichanos estão dormindo. A função da terceira pálpebra é proteger os olhos da secura extrema e de eventuais danos às córneas.

A princípio, a terceira pálpebra não é visível quando os gatos estão acordados e com os olhos totalmente abertos. Entretanto, é possível ver a membrana se retraindo assim que os felinos abrem os olhos, especialmente se forem acordados de surpresa.

Vejam como é:

Acorda, gatinho!

Atenção, papais e mamães de gatinhos!

Em condições normais a terceira pálpebra não deve ficar exposta quando o gatinho está com os olhos abertos. Se o seu gatinho está com a membrana aparente, mesmo que seja parcialmente, é imprescindível levá-lo ao veterinário, ok?  Isso não é bom sinal!

Gatinho com a terceira pálpebra parcialmente exposta

Cuidem bem dos olhinhos dos miaus de vocês!

Beijos,

Carol

Compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *