Receba nossas novidades

* indicates required

From the blog

Conhecendo: Jackson Galaxy

Quem é gateiro com certeza já conhece uma das figuras mais icônicas do universo pet: o especialista em comportamento felino Jackson Galaxy.

Ele é um americano de 50 anos que se especializou no trato de gatos por causa de sua própria experiência trabalhando em diversos abrigos para animais abandonados nos Estados Unidos. Segundo Galaxy, a experiência de ver tantos animais abandonados sendo sacrificados todos os anos – nos Estados Unidos, assim como em outros países, infelizmente ainda é uma prática comum e legal sacrificar animais que ficam muito tempo aguardando adoção ou animais “não adotáveis” – o levou a estudar mais o comportamento felino. O objetivo dele era ajudar as famílias que tinham adotado gatinhos a se adaptar melhor e compreender o comportamento dos felinos, melhorando ao máximo a relação dos humanos com seus gatos e, assim, evitando que os bichinhos fossem devolvidos ao abrigo – ou, pior, abandonados nas ruas.

Com mais de 20 anos de experiência em comportamento felino, ele é o apresentador do programa “My Cat From Hell” – no Brasil, “Meu Gato Endiabrado” – transmitido pelo canal Animal Planet, um dos poucos, senão o único, programa de televisão sobre gatos domésticos. No programa, Galaxy ajuda tutores a solucionarem problemas comportamentais dos seus animais e, assim, viverem em maior harmonia. Ele tem a convicção de que não existe “gato mau”, existe “gato incompreendido”, e afirma que até hoje ele não encontrou nenhum gatinho que ele não tenha ajudado  a viver melhor – nem que fosse um pouquinho!

Além disso, Galaxy é insistente em afirmar que grande parte dos problemas comportamentais que os gatos apresentam são de responsabilidade – vejam só – dos humanos! Se os humanos respeitassem o jeito de ser do gato, seu espaço, seu tempo, e atendessem às suas necessidades, os gatinhos apresentariam muito menos problemas. Isso faz a gente pensar, não é?

Ele dá o nome de “Cat Mojo” ao conjunto de técnicas que ele utiliza para ajudar os gatinhos a se adaptarem melhor à vida com os humanos – e vice-versa. Essa abordagem única oferece às pessoas uma compreensão mais profunda de por que seus gatos agem de certa maneira. E o que seria esse tal “Cat Mojo”? É justamente tudo aquilo que nos fascina nos gatos! É o conjunto de detalhes que fazem dos felinos essas criaturinhas incríveis. É o jeito que eles andam e descobrem o mundo, a maneira como interagem entre si, como caçam, como brincam, como enxergam os outros animais… Tudo isso e muito mais! Galaxy parte do pressuposto que o gato é tanto presa quanto predador, e que essa posição no mundo faz dele um animal cheio de hábitos interessantes: ao mesmo tempo que ele quer passar desapercebido para não atrair seus predadores – e aí vemos o andar leve dos gatos e sua capacidade de se esconder, ele é ágil o bastante para capturar uma presa, e hábil o suficiente para cair em pé e enxergar em um ambiente quase totalmente escuro.

Jackson Galaxy

Galaxy é conhecido popularmente como “Cat Daddy”, ou seja, o Pai dos Gatos. Ele é, na verdade, um “cat whisperer”, ou seja, um encantador de gatos! Com suas técnicas elaboradas, profissionais e sempre muito, muito gentis, ele consegue “consertar” diversos comportamentos indesejados dos gatinhos. Segundo ele, comportamentos como agressividade excessiva e o uso incorreto da caixinha podem ser corrigidos com paciência, amor e, principalmente, empatia – ou seja, se colocar no lugar do gatinho.

Para saber mais sobre o trabalho feito por Jackson Galaxy, visite seu website oficial: jacksongalaxy.com. Você pode acompanhar seu canal no YouTube também, apesar de os vídeos serem todos em inglês!

Beijos e até mais,

Carol

Compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *