Receba nossas novidades

* indicates required

From the blog

Por que é importante passear com seu cachorro?

Que cachorro gosta de passear todo mundo já sabe, mas será que você sabe o por quê?

Sabe mesmo?

O cão é extremamente estimulado por cheiros, sons e imagens, e toda a parte sensorial do cachorro é aguçada durante um passeio. Isso sem falar na parte física, não é?! Caminhar todos os dias faz muito bem para a saúde animal, sendo um dos grandes fatores que ajudam a prolongar a expectativa de vida do cãozinho. O passeio diário influencia diretamente no condicionamento físico e emocional do cachorro!

Os benefícios de passear com seu cão são muitos, entre eles podemos destacar:

Exercício físico: o passeio na rua – ou em parques, praças, etc. – fortalece o corpo do animal. O cachorro irá trabalhar os músculos e aumentar sua massa magra, fortalecer seus ossos e articulações, ter um bom preparo físico e cardíaco e assim evitar futuros problemas de saúde. Além disso, o passeio diário ajudar a evitar a obesidade e a regular o apetite do cão. Independentemente do seu tamanho, raça, sexo ou mesmo idade, o cachorro precisa de atividade física diária para ser um animal equilibrado e saudável fisicamente.

Exercício mental e sensorial: durante o passeio o estímulo sensorial pelo qual o cão irá passar é enorme. Uma vez que o cachorro tem milhares de receptores olfativos, ele sente não apenas o que está na sua frente, mas também o que já passou por ali: outras pessoas, outros cães, comidas, pássaros… Ao andar na rua o faro do cachorro funciona como uma antena, captando tudo que está no seu entorno! Essa experiência é muito enriquecedora para o animal, pois ele estará exercitando a exploração além de seu território – ou seja, sua casa – e ampliando seus domínios. A hora do passeio também é ideal para estreitar a relação entre tutor e cão!

A gangue toda: Paul (Blue Heeler), Gil (Beagle), Chico (Golden Retriever)
A gangue: Paul (Blue Heeler), Gil (Beagle), Tia Carol e Chico (Golden Retriever). O Gil não tem os movimentos das patas traseiras, mas isso nao torna o passeio menos importante! Animais com dificuldade de mobilidade também precisam ser estimulados.

Aí você me fala: “Mas, Carol, eu moro em uma casa muito grande e com um quintal enorme! Meu cachorro já se exercita muito e já recebe muito estímulo!”

Ok, pequeno gafanhoto, mas você está se esquecendo de uma das partes mais importantes do passeio: a sociabilização do cão. É na hora do passeio que o cachorro conhece o mundo! É na rua que o seu amiguinho irá ter contato com pessoas diferentes, com outros cachorros, animais diversos, cores, cheiros, texturas… Em um quintal amplo ele pode até se exercitar, mas não terá contato com as mais diversas novidades que o mundo traz. Um cachorro só irá aprender a conviver com outros animais se tiver contato com eles, e o momento do passeio é hora certa para que esse contato aconteça.

Apesar de saber dos inúmeros benefícios que o passeio diário pode trazer para o cachorro, sabemos também que muitas vezes a rotina não permite que tenhamos disponibilidade para atender a essa necessidade. Quando isso acontece, a solução é contratar um dog walker, ou seja, um passeador profissional, para levar seu cachorro para passear. E quais as vantagens de contratar um dog walker, como a Pet Lady?

Primeiramente, a manutenção da rotina: o passeio com um dog walker profissional garante que o ritmo do passeio será mantido sempre. Normalmente um dog walker faz o passeio sempre nos mesmos horários e em um andamento constante, além de possuir as ferramentas profissionais necessárias para tornar o passeio um momento enriquecedor para o cachorro. O dog walker profissional sabe lidar com cachorros, como resolver problemas que possam acontecer durante o passeio e irá ser carinhoso e atencioso com seu cachorro. Um passeio bem feito deverá deixar seu cachorro relaxado, e não apenas cansado! O passeio, quando feito corretamente, diminui a hiperatividade e controla a ansiedade dos cães mais afoitos.

Ou seja, o tutor vai encontrar no dog walker um aliado para manter o bem estar do seu melhor amigo!

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui no post, na fanpage da Pet Lady no Facebook ou mande um e-mail para mim!

Beijos,

Carol

Compartilhe Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *