skip to Main Content

Você sabia? Cães com a língua roxa!

Você já deve ter visto alguns cãezinhos que tem a língua diferente das dos outros, com um tom mais escuro, quase azul marinho ou roxo. Esses cachorros são das raças Chow Chow e Shar Pei, raças originárias da China, da Mongólia e do Tibet.

O Chow Chow tem cara de ursinho, pelagem super fofa e grossa, olhos pequenos e orelhinhas em pé. Já o Shar Pei é todo enrugado, principalmente na cabeça, tem a pela mais solta na altura do pescoço e corpo robusto. Os cães de ambas as raças tem temperamento forte e costumam ser muito teimosos e decididos! Mas a característica mais curiosa dessas raças é a cor da língua.

VOCÊ SABE POR QUE OS CÃES DA RAÇA CHOW CHOW E SHAR PEI TEM A LÍNGUA AZUL/ROXA?

Chow Chow Com A Linguinha Azul
Chow Chow com a linguinha azul

Ambas as raças são descendentes dos lobos cinzentos que habitavam parte da Ásia séculos atrás e há muitas histórias sobre a origem das línguas azuladas/arroxeadas dos cães Chow Chow e Shar Pei. Uma lenda chinesa muito bonita conta que Deus estava pintando as estrelas no céu e deixou cair alguns pingos de tinta azul na Terra. Nisso os cãezinhos lamberam a tinta, deixando suas línguas azuis para sempre! A lenda é uma graça, mas claro que a explicação não está aí, não é?

Na verdade, o que acontece com os cães Chow Chow e Shar Pei é uma predisposição genética que causa uma concentração anormal de melanina na língua (e na boca de forma geral), dando o tom azulado/arroxeado na boca e língua desses cachorros. Por compartilharem essa característica genética os especialistas acreditam que ambas as raças vem da mesma família. É importante dizer que existem outros cães, de raça ou sem raça definida, que por vezes apresentam marcas escuras na língua, mas que isso não quer dizer que são cães que tem alguma relação genética com o Chow Chow ou o Shar Pei! Pode ser apenas uma concentração aleatória de melanina, sem apresentação nenhuma ligação com as raças.

Shar Pei
Shar Pei

Ter a linguinha e a boca roxas não causa nenhum problema de saúde para esses cães, é apenas uma característica física curiosa deles!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top